LOGOANIMEFINE.gif

DOSSIÊ COVID NO TRABALHO

logo grande 300 pb.jpg

Adeus ao capitão

Paulo Roberto de Carvalho Junior
Capitão de longo curso, comandante
do navio João Cândido da Transpetro,
faleceu em 5 de dezembro de 2020 

Os trabalhadores enviaram sugestões ao sindicato, para elaboração de um protocolo mais eficiente de prevenção ao coronavírus nos portos:

  • Não permitir desembarque ou embarque de tripulantes pela van do píer;

  • Controle efetivo, com ciência do Cotur, de quem desce e entra nos navios;

  • Checar a necessidade dos inspetores de carga adentrarem o navio, visto o agravamento atual;

  • Receber informação da gerência sobre a situação dos navios que irão operar no terminal;

  • Controle da gerência sobre ações de combate ao covid-19 pelas contratadas dos serviço de transporte;

  • Limitar a passagem dos profissionais que acessam o navio somente pelo mar.

Paulo Roberto de Carvalho Junior faleceu aos 53 anos, contaminado a bordo do navio João Cândido, da Transpetro, juntamente com outros 11 tripulantes. A embarcação navegava há cinco dias, em direção à Cingapura, e atracou no Píer do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, por conta do surto, que atingiu metade da sua tripulação.
A sua morte também chamou a atenção para a situação das tripulações, bastante vulnerável à doença. Segundo o SindipetroLP, quando o capitão Carvalho morreu, havia registro de outros cinco com surtos da doença. Um deles foi obrigado a voltar para o Brasil quando já estava na Costa da África. 

Os diretores do Sindipetro-LP enviaram um ofício às gerências dos terminais do Litoral Paulista, indagando quais medidas foram tomadas para dar suporte aos trabalhadores infectados ou suspeitos e também em relação aos trabalhadores de operação, de manutenção, de inspetoria, motoristas, pilotos de lanchas, que acessam o Píer e também foram expostos.

capitão Paulo Roberto de Carvalho Junior

HOMENAGENS

Formado em 1987 na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do CIAGA, no Rio de Janeiro (RJ), o capitão recebeu uma linda homenagem da sua tripulação e também dos marinheiros dos navios Rômulo Almeida e Dragão do Mar. Assista aos vídeos.