Pandemia da COVID-19

Indígenas são demitidos no Sul

Na última segunda-feira (01/06), o Ministério Público do Trabalho em Joaçaba (MPT-SC) ajuizou Ação Civil Pública  contra a Seara Alimentos, do grupo JBS no oeste de Santa Catarina (SC), por conta da dispensa discriminatória de 40 trabalhadores indígenas Kaingang, incluindo uma gestante, residentes na Terra Indígena (TI) Serrinha, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul (RS). A justificativa é de que as medidas exigidas para transporte do grupo, considerados de risco para covid-19, aumentou os custos e inviabilizou a continuidade dos contratos. .A dispensa em massa de trabalhadores indígenas contraria a Constituição Federal, tratados internacionais de direitos humanos e outras normativas nacionais, que asseguram o afastamento remunerado, até o final da pandemia. Indenizações por danos morais individuais e coletivos podem chegar a R$ 10 milhões.

Leia íntegra da ação

"Difícil demais" 

O movimento de abertura de covas nos cemitérios continua desmentindo os números de mortes na maior cidade do país, e também o epicentro da epidemia de coronavírus. Hoje (18/04) de manhã, o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep),  distribuiu um vídeo mostrando o trabalho de 13 escavadeiras no Vila Formosa, na Zona Leste, alugadas por meio de contrato emergencial. E o Jornalistas Livres filmou a abertura de covas no São Luiz, na Zona Sul da cidade, na quarta-feira (15/04). Nesse mesmo dia, a Prefeitura informou que o Serviço Funerário havia registrado em média,  273 sepultamentos por dia na cidade de São Paulo nos 24 dias anteriores.

Trabalhadores denunciam abusos e constrangimentos

O vídeo do Vila Formosa faz parte de uma playlist do nosso canal do Youtube onde reunimos  manifestações e denúncias  envolvendo trabalhadores de serviços essenciais e que estão sendo obrigados a se expor à contaminação. A situação mais grave é, sem dúvida, de quem trabalha nos serviços de saúde.

O índice de contaminação entre os servidores de saúde é 16 vezes maior do que o da população na capital de São Paulo. Há denúncias em praticamente todos os serviços essenciais.  Veja aqui  a situação dos mineiros do Maranhão, dos  trabalhadores de frigoríficos de Chapecó, dos que trabalham em hotéis e no serviço funerário em São Paulo.

"Vamos viver uma situação de guerra mais complexa, mais multidimensional e mais desafiadora que o Brasil já enfrentou"

O médico Miguel Licolelis lançou ontem, (09/04) o MONITORA COVID-19, um aplicativo para celular ratificado pelo Comitê Científico de Combate ao Covid-19, do Consórcio Nordeste e que será usado para reunir informações como tempo de quarentena, pessoas com sintomas ou doentes, confirmadas ou não para covid-19.

O Comitê tem representantes de todos os estados da região e a assessoria de cientistas e médicos brasileiros e estrangeiros. Divididos em sub-grupos, eles reúnem dados rastreados e randomizados do aplicativo e orientam e articulam as ações para o combate á epidemia. 

Também na quinta, Nicolelis lançou o Projeto Mandacaru. um site com informações atualizadas sobre o Coronavírus, estatísticas, orientações, perguntas e respostas e que servirá também como aglutinador de uma rede voluntária de pesquisa. Nesse vídeo Nicolelis explica o que é e como deve funcionar a rede e convida a todos a participar. 

Veja a entrevista de Miguel Nicolelis feita por  Eleonora e Rodolfo Rodolfo Lucena, da TUTAMEIA TV, em 19 de março de 2020

"Estamos em Guerra"

Monitoramento virtual

Nordeste decidiu validar os diplomas e treinar 15 mil jovens médicos formados no exterior, para integrarem uma brigada emergencial de saúde. O número é igual ao de médicos que atuam no SUS no NE. Veja detalhes no primeiro boletim do Nicolelis News

Essa live, transmitida pelo biólogo Átila Iamarino no dia 20 de março de 2020, viralizou na rede e tornou o seu autor, uma celebridade instantânea. A informação que chamou a atenção foi a projeção de mortes, na casa dos milhões, para um cenário em que nada fosse feito, mas isso não é o mais

Estudo mostra como vírus se espalha

importante nesse vídeo. Átila compara os números relativos à pandemia na Europa, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, mostrando de forma didática como o coronavírus infecta rapidamente um grande número de pessoas e porque o isolamento social é a nossa única defesa até o momento.  

A live, com mais de uma hora de duração, está dividida em seis partes e organizada em uma lista de reprodução no nosso canal do Youtube. Átila continua acompanhando o desenrolar da pandemia e já publicou outras duas lives. Para ver, acesse o seu canal ou siga o biólogo em suas redes sociais

A psicóloga Renata Paparelli fala, nesse podcast, como enfrentar a angústia e a ansiedade do isolamento.

Renata é especialista em saúde do trabalhador, supervisora de estágios do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, perita judicial do TRT - 2a região, coordenadora e supervisora da Clínica do Trabalho (Clínica Psicológica da PUC-SP) e pesquisadora do campo da Saúde Mental relacionada ao Trabalho.

6º Congresso - 2019

logotranspmini.gif

VÍDEOS

soutomaior_nova.jpg

Jorge Luis Souto Maior convida para a sexta edição

RICARDO ANTUNES RADIO.jpg

Ricardo Antunes fala
sobre uberização, o tema
da sua mesa

Gastão Wagner de Sousa Campos traz dados sobre a destruição do SUS

FOTOS

PODCAST

"Vocês vão se emocionar"

Diz o cinegrafista Alejandro Kacevas
sobre a entrevista de Juca Kfouri com o poeta e escritor uruguaio, diretor do Departamento de Cultura de Montevideu, Maurício Rosencof, que
acabara de gravar.

Eduardo Moreira
sobre a 
PREVIDÊNCIA

Vocês sabem
o que estão comemorando?

magda.jpg

MAGDA BIAVASCHI
Reforma Trabalhista:
100 anos de retrocessos?

Entrevista com
Maurício Rosencof

A melhor entrevista de minha vida

kfouri.png

Especial com 
Rita Von Hunty

EDIÇÃO

As palestras da última edição estão organizadas em uma lista de reprodução e marcam a estréia do Canal do Congresso. Agora todos os vídeos produzidos ou apresentados durante o evento ficam

a disposição do público, com acesso

público, fácil e rápido. A edição preserva a íntegra da fala de todos os participantes e inclui, no encadeamento, o som da Kora, instrumento familiar, mágico e tradicional da África Ocidental.

Saiba mais em Notícias

5º Congresso - 2018

organização, convidados e público.jpg

FOTOS

VÍDEOS

4º Congresso - 2016

PLAYLIST.jpg
REPRODUZIR TODOS

Organização

Associação Brasileira de Advogados e Advogadas Sindicais (ABRAS)

Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT)

Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP

Produção executiva

Instituto Macuco (www.institutomacuco.com.br)