logotranspmini.gif

destaques

Dia 30

9 horas

Três Boas experiências
de visibilidade social

Serão mostradas na mesa Acidentes, doenças e sofrimento no trabalho: visibilidade social. Programa Trabalho Seguro e experiências de Campinas e São Bernardo do Campo

A magistrada Delaíde Alves Miranda Arantes, ministra do Tribunal Superior do Trabalho, participa da mesa, com a  

apresentação das ações e atividades ligadas ao Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do qual é coordenadora e que, desde 2012 se estruturou nacionalmente, com a participação de gestores nacionais, regionais e interinstitucionais. De origem simples, Delaíde trabalhou como doméstica e vendedora de tratores para pagar a faculdade e depois de formada, voltou-se para a advocacia trabalhista e se dedicou a intensa militância nos movimentos sociais. Como magistrada, levou essa experiência para o Tribunal Superior do Trabalho, cargo que ocupa desde março de 2011 por indicação da OAB e nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff. 

trabalho seguro.jpg

A outra apresentação será feita por Eliana Pintor, mestre em Psicologia da Saúde, ex-coordenadora do Centro de

campanhampt.jpg

O procurador Mário Antônio Gomes traz a campanha “A Dor Pode Te Marcar”, iniciativa da Procuradoria da 15ª Região do

Referência em Saúde do Trabalhador de São Bernardo do Campo e Interlocutora de Saúde do Trabalhador no ABC paulista pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ela contará em detalhes a experiência desenvolvida no município de São Bernardo do Campo, com o objetivo de dar visibilidade à violência cotidiana dos ambientes de trabalho que se traduzem em acidentes, doenças, maus tratos de toda ordem pela Frente Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência no Trabalho, formada por vários sindicatos, Pastoral Operária, o Programa Cidade de Paz e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Bernardo do Campo.

frente municipal sb.jpg

MPT-Campinas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador. O objetivo da campanha é chamar atenção para a saúde física e mental do trabalhador, destacando a existência de doenças motoras e transtornos mentais causados por atividades de trabalho que podem acarretar marcas permanentes na vida do trabalhador.

Entre outras ações, foi instalado o primeiro “Acidentômetro do Trabalho” do país, que mostra, em tempo real, os principais dados sobre acidentes e doenças do trabalho e outdoors em toda a cidade, incluindo as periferias. Além de campanha de TV veiculada em horário nobre.

Organização

Associação Brasileira de Advogados e Advogadas Sindicais (ABRAS)

Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT)

Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP

Produção executiva

Instituto Macuco (www.institutomacuco.com.br)